Um Brinde à Desafiar a Percepção Tempo
Todos os dias a mesma boca de fogão, a mesma comida de casa, e a sensação de entrar em um ciclo infinito de cozinhar, comer, lavar louça. Não há nada de errado com a comida de casa, muito pelo contrário, ela traz conforto, praticidade. Certo dia, faz vários meses, me peguei tentando lembrar o que tinha comido no almoço. Não só não lembrava, como também foi difícil diferencia um dia do outro. Te pergunto: o que você comeu no almoço de ontem?
A ciência explica que estímulos no dia-a-dia nos ajudam a demarcar o tempo, a diferenciar uma segunda-feira de uma quinta. Ao ficarmos em casa por um longo período, como tem sido durante a pandemia, as coisas tendem a parecer mais… iguais. A boa notícia é que a quebra de padrão no cotidiano nos ajuda a criar eventos para serem lembrados, para contabilizar a passagem do tempo. Lembramos desses eventos por causa das emoções novas que geram em nós - ta aí porque gostamos tanto de delivery.
Então coloquei minha criatividade pra jogo, e com um pouco de planejamento montei momentos fora do habitual para mim. Fazer isso acontecer não foi só preparar a comida, tem que criar um ambiente, e vir com humor. Humor, eu diria, é o mais importante. Assim, em questão de horas eu estava sentada à mesa de um restaurante farm-to-table, lá do interior, provando os pratos da estação: uma seleção de queijos locais, tomates da horta com pesto; de principal, um franguinho assado, com batatas douradas com manteiga e alecrim. Tudo isso em casa, e feito por mim.
Também teve o dia que matei a saudade do meu bar preferido pela primeira vez em muitos meses e tomei meu drink, um Mezcal Paloma, que é perfeitamente cítrico e defumado, enquanto beliscava o guacamole mais autêntico da cidade. Tudo isso em casa, e graças ao delivery.
Para mim, esse pequenos eventos se tornaram estímulos para a mente, e um respiro para a alma. Os espaços fora da cozinha de casa fazem falta, sim. Faz falta ver os amigos, ir à restaurantes, ou simplesmente sair. Mas a comida nos permite viajar, visitar lugares distantes, mesmo estando em casa, e assim vou resgatando um pouco de normalidade. Um brinde a desafiar à percepção do tempo.
Nota final: É impossível falar sobre as delicias de cozinhar e comer sem mencionar existem milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Por favor, considere doar para uma das instituições, entidades e projetos ajudando a combater a fome no Brasil (fonte: ECOA).